quinta-feira, 10 de abril de 2014

Países da copa(colômbia)















Antes da chegada dos espanhóis às Américas, a região onde hoje está Colômbia era habitada por várias tribos indígenas que haviam atingido um bom nível de desenvolvimento, destacando-se a tribo muiscas, conhecidos também como chibchas.
Os primeiros espanhóis a pisarem em terras colombianas foram Alonso de Ojeda e João da Cosa em 1499. Posteriormente, várias expedições passaram pela região litorânea, até que, em 1525, foi fundada a primeira cidade da Colômbia: Santa Maria. Cartagena foi fundada oito anos depois, em 1533. Em 1538, Gonzalo Jiménez de Ojeda, após derrotar os índios chibchas, fundou a cidade de Santa Fé de Bogotá, e deu um nome ao país que se formava: Nova Granada. A região, rica em minerais, esteve sempre na mira dos piratas (corsários), e anos depois, dos franceses e ingleses.
Até 1717, a região da então Nova Granada era dependente da administração de Lima, no Peru. A partir desse ano, Bogotá passou a ser a capital de um novo vice-reinado, o vice-reinado de Nova Granada, que agregava os territórios correspondentes aos atuais Panamá, Equador, Venezuela e Colômbia.
Em 1811, Simón Bolívar, militar e político, proclamou a independência da então Nova Granada. Devido à resistência dos espanhóis, somente em 1819, foi criada a República da Colômbia, foi promulgada a primeira constituição, e Simón Bolívar foi declarado presidente. Em 1821, a região era chamada de Grã-Colombia, sendo que a liderança dessa grande área era de Simón Bolívar.
A partir de 1830, com a morte de Bolívar, Equador e Venezuela se tornaram independentes. A independência do Panamá ocorreu em 1903.
Em 1849, são formados os dois partidos políticos colombianos: o Liberal e o Conservador. A rivalidade entre eles deu inicio a uma guerra civil em 1899, conhecida como a Guerra dos Mil Dias, que teve fim em 1903. Instaurou-se então um período de relativa paz.
Em 1948, com o assassinato do líder liberal Jorge Eliecer Gaitán, explodiu novamente a rivalidade entre liberais e conservadores. A violência teve inicio em Bogotá e se espalhou pelo interior do país, levando milhares à morte. O conflito levou os partidos rivais a um acordo. Os líderes deram respaldo a um golpe militar (1953 e 1958) e resolveram que o poder seria compartilhado.
Porém, alguns líderes liberais que viveram a violência, nas décadas de 30 e 40, insatisfeitos com o acordo, instituíram as Forças Armadas da Colômbia (Farc), em 1964.
Após as Farc, outras organizações de guerrilheiros foram fundadas, como o Exército de Libertação Nacional (ELN) e o Movimento revolucionário 19 de abril (M-19). Atualmente o M-19 é um partido político.
A partir dos anos 70, os Cartéis do Narcotráfico se estabelecem na Colômbia, implantando um poder paralelo. O país passou a produzir cocaína em grande escala na década de 80, já em parceria com as Farc.
A luta contra o narcotráfico é iniciada em 1984. Na década de 90 os Estados Unidos se envolvem na guerra contra o narcotráfico, caçando os lideres dos cartéis. Na época foi preso o narcotraficante, líder do cartel de Medellín, Pablo Escobar.
Atualmente, a Colômbia é a maior produtor de cocaína do mundo, abastecendo principalmente os Estados Unidos. As Farc dominam cerca de 20% do território colombiano, e conta com aproximadamente 17 mil guerrilheiros.

Jogadores de de cõlombia



,






Seleção Colombiana convoca 26 jogadores para amistoso ante Tunísia

A Federação Colombiana de Futebol revelou nesta quinta-feira a lista de 26 jogadores convocados pelo técnico argentino José Pékerman para o jogo amistoso ante a Tunísia do próximo dia 5 de março na cidade espanhola de Barcelona.
O jogo terá lugar no estádio do clube Espanyol, em Barcelona.
A partida faz parte da preparação da Colômbia para o Mundial Brasil-2014, que se celebrará de 12 de junho a 13 de julho deste ano.
A Colômbia, quinta na classificação da FIFA, integra no Grupo C da Copa do Mundo do Brasil, junto com a Grécia, Costa do Marfim e Japão.
A Tunísia -que ocupa o posto 45 do ranking mundial- não se classificou ao Brasil-2014, mas já esteve presente nos mundiais de 1978, 1998, 2002 e 2006.
Brasil-2014 marcará o retorno da Colômbia para o grande encontro de futebol após 16 anos de ausência.
O grande astro 'cafeteiro', Radamel Falcao, sofreu em janeiro passado uma rotura nos ligamentos cruzados anteriores do joelho esquerdo e é dúvida para o Mundial.
Esta é a lista dos jogadores convocados:
Goleiros: Faryd Mondragón (Deportivo Cali), David Ospina (Nice, França) e Camilo Vargas (Santa Fe).
Defesas: John Stefan Medina (Atlético Nacional), Pablo Armero (West Ham United, Inglaterra), Cristian Zapata (Milan, Itália), Luis Amaranto Perea (Cruz Azul, México), Eder Álvarez (River Plate, Argentina), Mario Alberto Yepes (Atalanta, Itália).
Volantes: Abel Aguilar (Toulouse, França), Fredy Guarín (Inter, Itália), Juan Guillermo Cuadrado (Fiorentina, Itália), James Rodríguez (AS Mónaco, França), Aldo Leao Ramírez (Morelia, México), Carlos Sánchez (Elche, Espanha), Macnelly Torres (Al-Shabab, Arábia), Santiago Arias (PSV Eindhoven, Holanda), Edwin Valencia (Fluminense, Brasil), Alexander Mejía (Atlético Nacional), Juan Fernando Quintero (Porto, Portugal).
Atacantes: Luis Fernando Muriel (Udinese, Itália), Jackson Martínez (Porto, Portugal), Carlos Bacca (Sevilla, Espanha), Teófilo Gutiérrez (River Plate, Argentina), Gustavo Adrián Ramos (Hertha Berlín, Alemanha) e Victor Ibarbo (Cagliari, Itália).
- See more at: http://conmebol.com/pt-br/content/selecao-colombiana-convoca-26-jogadores-para-amistoso-ante-tunisia#sthash.vWgcat4b.dpuf

Pontos turisticos


Moseu do ouro

Catedral do sal


Nenhum comentário:

Postar um comentário