Países da copa(Chile)
Os mapuches (maior tribo indígena do Chile) resistiram bravamente à colonização espanhola, principalmente na região sul, onde, em 1598, na batalha de Curalaba, venceram e mataram Pedro de Valdivia e a muitos dos seus companheiros. Esta vitória indígena levou à destruição de cidades sulinas como Valdivia e Osorno.
Entre 1810 e 1818 a colônia, então chamada de Reino do Chile, separou-se da Espanha e formou um governo independente. Ao fazê-lo, o Chile formou parte de um processo que abarcou quase a totalidade das colônias espanholas na América (só Cuba e Porto Rico permaneceram no império). Na maior parte dos casos, a separação das colônias se deu através de luta armada. O movimento da independência do Chile, liderado por Bernardo O’higgins, ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1818.
A partir de 1831, o Chile passou por uma etapa de relativa estabilidade na sua vida política, situação diferente dos outros países latino-americanos. Isto aconteceu devido ao êxito da política exterior deste período, no qual o Chile ganhou duas guerras. A primeira foi a guerra contra a federação formada por Peru e Bolívia (1837-1839) que, embora não tenha propiciado conquistas de territórios, deu ao Chile o controle do comércio no Pacífico sul. A segunda guerra foi a do Pacífico (1879-1883) foi também contra o Peru e a Bolívia, desta vez como países separados e deu ao Chile a conquista da região mineira do norte, fator crucial para seu desenvolvimento. O Chile passou por uma guerra civil (1891) que durou nove meses e deixou 10.000 mortos.Depois de 1891 começou a era do salitre, que representava, naquela época, mais de 80% das exportações.
Após o parlamentarismo (1891-1925), o Chile adotou o presidencialismo, que dura até hoje. Em 1973, houve um golpe militar (financiado pelos EUA) que levou ao poder um ditador chamado Augusto Pinochet Ugarte. Pinochet governou até 1990 e foi responsável pela remoção do único presidente marxista, eleito através do voto direto, de que sem tem notícia: Salvador Allende Gossens. Durante este período de ditadura, muita gente foi morta e muitos tiveram de partir para o exílio.
Atualmente o Chile tem um governo democrático e uma economia tida como uma das melhores do continente americano.
Jogadores de Chile
Introdução
A Copa do Mundo de Futebol de 1962 foi realizada no Chile entre os dias 30 de maio e 17 de junho. Contou com a participação de 16 seleções nacionais.
Dados da Copa do Mundo de Futebol de 1962
Seleções participantes: União Soviética, Ioguslávia, Uruguai, Colômbia, Alemanha Ocidental, Chile, Itália, Suíça, Brasil, Tchecoslováquia, México, Espanha, Hungria, Inglaterra, Argentina, Bulgária.
Campeão da Copa de 1962: Brasil (Segunda Copa conquistada pelo Brasil)
Vice: Tchecoslováquia
Vice: Tchecoslováquia
Gols marcados durante o campeonato: 89 (média de 2,8 gols por jogo)
Jogo da Final:
- Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia (Estádio Nacional do Chile)
- Gols do Brasil no jogo: Amarildo, Zito e Vavá
- Público: 68.679 espectadores
- Árbitro: Latychev (União Soviética)
- Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia (Estádio Nacional do Chile)
- Gols do Brasil no jogo: Amarildo, Zito e Vavá
- Público: 68.679 espectadores
- Árbitro: Latychev (União Soviética)
Artilheiros da Copa de 1962: Garrincha e Vavá, (Brasil) Leonel Sánchez (Chile) ,Dražan Jerković (Ioguslávia), Flórián Albert (Hungria), Valentin Ivanov (União Soviética) todos com 4 gols
Jogos do Brasil:
1ª Fase: Brasil 2 x 0 México / Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia / Brasil 2 x 1 Espanha
Quartas-de-finais: Brasil 3 x 1 Inglaterra
Semi-finais: Brasil 4 x 2 Chile
Final: Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia
Campanha do Brasil: 6 jogos / 5 vitórias / 1 empate / 0 derrota / 14 gols pró / 5 gols contra
O time que jogou a partida final:
- A seleção brasileira jogou a partida final com a seguinte escalação: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Amarildo, Garrincha, Vavá e Zagallo.
Pontos turisticos
Ilha grande de chiloé
Palacio de la moneda
Parque nacional torres de paine
.jpg)
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário